Terapia bioidêntica
Terapia de reposição hormonal usa moléculas idênticas às equivalentes produzidas pelo organismo e tem como objetivo restabelecer os níveis hormonais fisiológicos e equivalentes às da juventude madura, retardando a senescência do metabolismo. Designa-se esse processo por modulação hormonal. Terapia coadjuvante à implementação de estilos de vida saudáveis em termos de alimentação e atividade física, a visar um envelhecimento equilibrado e com saúde e vitalidade.
No processo de envelhecimento há redução da reserva biológica tornando-nos mais suscetíveis à doença crónica degenerativa de forma progressiva. Esta vulnerabilidade associa-se à redução progressiva na produção das nossas hormonas biológicas.
Esta terapia tem indicação específica a partir das fases de transição hormonal como são a menopausa e andropausa mas também para compensação do grande desgaste e exigência da vida moderna que esgota a capacidade de produção da nossa principal glândula adaptogénica como é a suprarrenal.
A implementação desta terapêutica não será uma decisão de primeira linha de tratamento mas sim, em segunda linha, após a implementação das mudanças nutricionais e da suplementação ortomolecular, dando prévias condições à renovação bioquímica celular e regeneração celular.
Como não é uma terapêutica totalmente isenta de riscos, o paciente deve ser clinicamente triado relativamente a contraindicações, com exames clínicos, análises prévias e controle clínico regular durante a terapia hormonal de reposição.
A aplicação da terapia hormonal bioidêntica, ao ser feita através de cremes tópicos, reduz significativamente o potencial risco. O publico alvo são pacientes de ambos os sexos, a partir dos 40-50 anos. Esta terapia tem outros efeitos sistémicos desejáveis como: redução do cansaço físico e mental, aumenta a performance orgânica e intelectual, redução do risco cardiovascular e do declínio cognitivo, previne a redução de massa óssea e muscular e melhoria condição do tecido conjuntivo, dando um aspeto estético menos envelhecido.
Não se transformando numa panaceia anti envelhecimento, a terapia de reposição hormonal tem indicações muito especificas, para pacientes muito bem selecionados e deve ser aplicada sempre por médico certificado e com treino nesta terapêutica.