Ortomolecular
Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objectivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas orgânicas faz-se através da prescrição de substâncias e elementos naturais como sejam vitaminas, minerais, aminoácidos, óleos essenciais… Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.
A abordagem ortomolecular entra de uma forma constante numa consulta integrativa partindo do princípio que muitos sintomas inespecíficos têm origem em carências nutricionais muito específicas e quando se suspeitam delas podem ser despistadas em exames de sangue, cabelo, urina, etc.
O restabelecimento deste equilíbrio molecular é fundamental para um boa inter-relação dos nossos sistemas neuroendócrinos, psique e imunológico.
Por exemplo, uma pessoa deprimida tem mais infecções recorrentes, já que um desequilíbrio no sistema psíquico leva consequentemente a alterações no sistema imune ou em doenças crónico-degenerativas, como artrite e câncer, que têm génese na formação de radicais livres…
É uma abordagem muito preventiva pois evita que disfunções se transformem em verdadeiras doenças, e também uma abordagem complementar em doenças já instaladas na medida que o equilíbrio bioquímico permite que tratamentos clásssicos funcionem melhor com menos efeitos secundários. Por exemplo, um indivíduo com indicação cirúrgica terá melhor recuperação e com menos complicações se estiver garantido esse equilíbrio bioquímico
Apesar de suplementos nutracêuticos serem de fácil aquisição em farmácias sem receita médica é fundamental consultar o médico para diagnóstico e terapêutica adequada ao se estado clínico.