Homeopatia
Segundo American Institute of Homeopathy, o médico homeopata é aquele que acrescenta ao conhecimento de Medicina um conhecimento especial de terapêutica homeopática e que cumpre a lei da semelhança.
A palavra HOMEOPATIA deriva da palavra grega HOMOISPATHOS, HOMÓIS significa “semelhante” e PATHOS “doença”. É uma técnica terapêutica baseada no “Princípio da Similitude”-“Similia Simillibus Curantur” enunciado por Hipócrates ( o pai da medicina que na sua época já descreveu duas formas de tratamento, pelos semelhantes e pelos contrários – homeopatia complementa alopatia) e sistematizada pelo médico alemão SAMUEL HAHNEMANN em 1796. Assim, uma mesma substância capaz de produzir determinado sintoma num indivíduo São, teria a capacidade de curar este mesmo sintoma numa pessoa doente, quando dada em doses mínimas infinitesimais. Foi o primeiro médico ocidental a criar uma metodologia científica com experimentação. Os medicamentos homeopáticos foram experimentados em pessoas sadias e a sintomatologia observada anotada (sintomas físicos,mentais, emocionais, etc). Estas informações correspondem à Patogenesia dos medicamentos, que reunidas formam as várias Matérias Médicas Homeopáticas.
O que é o remédio homeopático?
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal. A técnica de preparação dos medicamentos homeopáticos também desenvolvida por Hahhneman, utiliza procedimentos próprios na preparação dos medicamentos em que os mesmos são diluídos e dinamizados em escalas decimais(DH) e centesimais(CH). No início das suas experiências, Hahnemann começou a diluir os medicamentos e verificou que quanto mais diluia, minimizavam-se as reacções indesejáveis. Percebeu também que, ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha melhores resultados. Foi assim que chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado. Ao processo de diluição seguido de agitação, dá-se o nome de dinamização (dinamis-vem do grego e significa força). Através da dinamização consegue-se despertar na substância a capacidade de agir sobre a energia vital do organismo vivo.
Como actua o remédio homeopático?
A acção assemelha-se a uma doença artificial semelhante à do paciente, introduzida propositadamente no organismo. Esta doença artificial provoca uma reacção que estimula a Força Vital (expressão da época de Hanhneman que corresponde à Energia de Cura natural, inerente a todo o ser vivo, e que corresponde ás nossas defesas naturais imuno-reguladoras). Restabelece a Homeostasia, ou seja o estado natural de saúde e equilíbrio. Assim a homeopatia trata com remédios que estimulam as defesas do organismo, reforçando a sua imunidade e promovendo um equilíbrio adequado aos processos fisiológicos/psíquicos do ser humano.
O remédio Homeopático tem intuito não só de eliminar um sintoma orgânico, mas restabelecer o equilíbrio vital do ser. A indicação e o uso dependem de uma análise profunda da totalidade dos sintomas do paciente.