Medicina Tradicional Chinesa
É um sistema médico tradicional com seis mil anos, originário do Oriente, mas com uma actual e crescente expansão e aceitação já em todo o ocidente. Tem abordagens diagnósticas e terapêuticas muito próprias, com uma linguagem fisiopatológica muito específica e metafórica, tão distinta da linguagem médica ocidental como as suas respectivas culturas. Estes factores limitaram muito a sua aceitação e entendimento durante décadas, mas não lhes tiraram a sua grande eficácia e complementaridade com as técnicas ocidentais, já que se conseguem resultados terapêuticos muito interessantes em casos em que a medicina ocidental pouco consegue ajudar. Damos como exemplo as patologias psicossomáticas e funcionais entre outras.
É um sistema médico holístico que reconhece as leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza. Tem uma estrutura de raciocínio teórico muito abrangente de natureza filosófica, que inclui o entendimento de como a energia circula em todo o corpo através de vias chamadas de meridianos. Procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos terapêuticos.
A arte da aplicação de agulhas em pontos específicos, conhecida por acupunctura, é a técnica terapêutica mais comum para além da utilização de plantas reconhecidas pelas suas propriedades reguladoras do equilíbrio energético do organismo.