Psicoterapia / Hipnose Clínica
Processo psicoterapêutico com eficácia no tratamento de uma variedade de sintomas que tenham por base estados de ansiedade intensa ou mesmo no quebrar de hábitos indesejados!
É importante entender que o estado de hipnose é um estado focado de atenção em que entramos naturalmente. Já todos experimentamos em algum momento das nossas vidas, estar tão atentos a algo (ver um filme, ler um livro, conduzir por uma estrada conhecida), que nos dissociamos da realidade exterior.
No âmbito terapêutico, o estado de hipnose é induzido através de sugestões dadas pelo terapeuta ao paciente convidando-o a fechar os olhos, a relaxar o seu corpo, acalmar a sua mente, mudando o foco de atenção do exterior para o interior. O corpo fica tão descontraído e letárgico que parece estar a dormir. Mas a verdade é que a pessoa hipnotizada não está a dormir. Neste estado, a mente fica bem desperta e a pessoa está totalmente em controlo.
Não dirá ou fará algo que não queira ou que seja contra o seu sistema de convicções. E quando desperta deste estado, a pessoa lembra-se do que se passou, tal como numa conversa normal em que se recordam as partes mais importantes e relevantes da conversa. Neste estado de hipnose, a mente fica mais receptiva e permeável, e o trabalho terapêutico feito para alcançar as mudanças desejadas no pensamento, atitudes e comportamento tem resultados rápidos e eficazes.
A hipnose é um fenómeno natural da nossa mente que experimentamos várias vezes ao dia, quando por exemplo estamos a ler um livro, ou a guiar por um caminho conhecido de tal forma concentrados que nos desligamos da realidade exterior.
Quando uma pessoa entra em hipnose, fica relaxada, tranquila, e os sentimentos de calma e de segurança vão-se instalando. O lado analítico, a voz crítica, o lado racional da pessoa, vai aos poucos ‘desligando’ porque não está a ser solicitado, não precisa de estar activo. Ao confiar no terapeuta, a pessoa não tem que estar ‘na defesa’. Assim permite-se relaxar e, sentindo-se segura, vai aceitar as sugestões ou indicações que o terapeuta der.
O corpo fica tão descontraído e letárgico que parece estar a dormir. Mas a verdade é que a pessoa hipnotizada não está a dormir.
A mente fica bem desperta (por vezes bem mais alerta do que o normal do dia a dia) e a pessoa está totalmente em controlo do que diz e faz.
A Hipnoterapia é extremamente eficaz na cessação do hábito de fumar. Também é benéfica na cessação de outros hábitos indesejados (parar de roer unhas ou de comer compulsivamente) bem como numa grande variedade de casos clínicos, que normalmente resultam de estados de ansiedade.
Problemas psicológicos como fobias, ataques de pânico, estados depressivos (mas não depressões profundas), disfunções psico sexuais ou ansiedade de performance, falta de concentração, baixa auto estima, baixa auto confiança, stress, etc.